Dr Matheus Nardi Rios

Nascido em Porto Alegre, filho de João, arquiteto, e Carmen, educadora física, sempre tive em casa os exemplos para o afinco ao trabalho e aos estudos. 

Cursei ensino infantil e ensino médio no Colégio Farroupilha. 

A inspiração para a escolha da Medicina veio em parte pela influência do meu pai, cujo sonho sempre foi ser médico, e creio que parte deste sonho pude realizar através desta conquista, além da minha vocação para ajudar o próximo. Não podendo deixar de fora a força e estímulo sempre presentes da Mariana, minha companheira de vida e de profissão (Médica Oftalmologista).

A aprovação na Medicina não foi nada fácil, em épocas incertas (inicio do ENEM), tive a oportunidade de estudar sob a tutela de bons professores de cursinho pré vestibular, o que aliado a muito esforço e sacrifício, levou à tão sonhada aprovação na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

Os seis anos de graduação mostraram ser mais intensos e com grandes provações que testam a nossa garra e determinação para exercer essa profissão maravilhosa, trazem consigo inegavelmente a experiência técnica, mas ainda mais a vivência necessária para lidar com outros seres humanos em seu momento de maior fragilidade: a doença. 

IMG_3829.JPG

Aprendi de uma forma que me impactou profundamente que a saúde não é apenas um estado de ausência de doença, mas, sim, uma mescla complexa de bem estar físico, mental e social. Talvez a essa vontade de promover uma saúde completa tenha me encaminhado para a área da Otorrinolaringologia e em especial à Rinoplastia e Cirurgia Facial desde cedo na Graduação. 

IMG_3753.JPG

Na graduação, tive oportunidade de participar de pesquisas científicas na área da cardiologia sob a tutela de um dos grandes Mestres dessa área - Dr Gustavo Glotz de Lima, que me renderam valiosos ensinamentos e o ímpeto por estar sempre em busca do melhor e mais atualizado tratamento para meus pacientes. As mais de 600 horas de Iniciação Científica renderam também publicações de artigos científicos, apresentações em congressos e prêmios dos quais tenho grande orgulho. Tive oportunidade de ter essa experiência engrandecedora no notório Instituto de Cardiologia (ICFUC), instituição que hoje tenho a honra de pertencer ao Corpo Clínico como único Otorrinolaringologista.

Embora a área da Cardiologia tenha sido generosa com o meu aprendizado, a paixão pela Otorrinolaringologia, e, em especial, pela Rinoplastia, falou mais alto na hora de decidir pela especialidade médica. A participação em congressos, estudos de artigos e acompanhamento dos ambulatórios de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Porto Alegre já iniciaram-se no 3º ano da faculdade com muito entusiasmo.

IMG_3765.JPG

Esse entusiasmo pela Otorrinolaringologia culminou na escolha da residência médica na área e aprovação através de concurso extremamente concorrido no renomadíssimo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, um Hospital atualmente referência tanto no Brasil, quanto no exterior. 

A trajetória da residência médica é um período muito intenso na carreira do médico, no qual em um período de três anos (no caso da Otorrino), devemos aprender do básico ao avançado as doenças e patologias que afligem os ouvidos, nariz, garganta e cirurgia de cabeça e pescoço.

Durante esses três anos tive a oportunidade de conviver com equipes assistenciais (enfermeiros, técnicos, secretários) pelos quais tenho um carinho enorme e sou eternamente grato pelos ensinamentos e trabalho em equipe na assistência aos pacientes da Instituição.

Do mesmo modo, tive a honra de aprender sob a tutela de grandes médicos expoentes na área da Otorrinolaringologia do nosso país, sendo o Hospital de Clínicas uma instituição com grande vínculo à pesquisa, tenho certeza de que tive a oportunidade de aprender a prática da Otorrinolaringologia com os melhores Mestres. 

download.jpg
logo-academia-brasileira-de-cirurgia-pla

A parte final dessa história que ainda está em construção é minha Especialização sob a tutela dos Mestres Dr Humberto Camargo e Dr Eduardo Granzotto, especialização chamada de Fellowship, em Rinoplastia e Cirurgia da Face, área essa que sempre foi meu objetivo final, desde o início da faculdade: oferecer aos meus pacientes a possibilidade de sentirem-se plenos, mais confiantes com sua aparência, capazes de inspirar profundamente e sentirem-se completos.

Obrigado pela sua visita!