RINOPLASTIA

INTRODUÇÃO

Atualmente sabe-se que a forma (aspecto estético) e a função do nariz estão intimamente relacionadas. A rinosseptoplastia ou rinoplastia é uma cirurgia que tem por objetivo tratar o nariz nesses dois aspectos.

É importante uma avaliação completa com otorrinolaringologista para avaliar, além da forma externa do nariz, outras doenças relacionadas que podem contribuir para a pior função nasal (rinite alérgica, sinusite, desvio septal, hipertrofia de adenóides) e propor o melhor tratamento. Muitas vezes são necessários alguns exames antes como endoscopia nasal, exames de imagem e exames de rotina. 

A cirurgia pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos, a depender da avaliação do médico. 

O procedimento é realizado em ambiente cirúrgico hospitalar, sob anestesia geral, podendo ser em caráter ambulatorial ou com pernoite em ambiente hospitalar. 

 

PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES

Quando%20devo%20operar%20desvio%20de%20s

Confira algumas das principais motivações para rinoplastia

  • Giba ou protuberância do dorso

  • Dorso largo

  • Nariz "torto" ou laterorrinia

  • Ponta globosa ou arredondada

  • Ponta caída

  • Narinas assimétricas

TÉCNICAS CIRÚRGICAS

A escolha da técnica cirúrgica ideal para sua cirurgia é baseada em diversos fatores, sendo importante a avaliação pré operatória para a definição.

Rinoplastia fechada

A rinoplastia por via de acesso fechada é uma técnica na qual se realiza as incisões ou "cortes"no interior do nariz apenas, não ficando cicatrizes aparentes. A cirurgia é feita através dos orifícios naturais das narinas.

Por se tratar de uma técnica na qual o campo cirúrgico é limitado, essa normalmente é indicada para casos em que não há grandes deformidades ou necessidade de muitos enxertos (rinoplastia de aumento, rinoplastia secundária).

Rinoplastia aberta

A via de acesso aberta costuma ser a mais utilizada para fins estéticos, pois permite uma melhor visualização do campo cirúrgico e a manipulação de enxertos, muito necessários quando realizamos uma rinoplastia estruturada. 

As incisões para rinoplastia aberta são realizadas na columela e no interior das narinas. A cicatriz aparente (na columela) não tem risco de formar queloide e em alguns meses de pós operatório costuma ser ficar imperceptível.

Cópia de Quando devo operar desvio de se
NOMES ESTRUTURAS.jpg
 
Cópia de Quando devo operar desvio de se

Rinoplastia estruturada

A rinoplastia estruturada tem por princípio a utilização de técnicas (com enxertos e suturas) visando reestabelecimento da anatomia e da estrutura natural do nariz.

A manutenção de uma estrutura nasal íntegra teoricamente garante um resultado melhor a longo prazo e preservando os ângulos e formatos naturais que possibilitam um resultado estético natural e uma respiração plena.

Rinoplastia de preservação (Preservation Rhinoplasty)

A técnica conhecida como preservation rhinoplasty tem por conceito a preservação do dorso nasal natural (que normalmente é manipulado e depois reconstruído nas demais técnicas). 

A rinoplastia de preservação costuma ser ideal para pacientes com pele fina, pois estes pacientes costumam apresentar mais edema com as técnicas convencionais. É uma técnica que quando aplicada para aquelas pacientes de pele clara com queixa de nariz grande e giba (dorso nasal protuberante) costuma ter um resultado muito satisfatório.

Rhinoplasty-in-iran (1).jpg

PERGUNTAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA UMA RINOPLASTIA?

O tempo de duração varia com o grau de dificuldade. Uma rinoplastia primária simples costuma durar em torno de 2 a 3 horas, já uma secundária ou com necessidade de enxertos de cartilagem de costela ou da orelha pode levar até 5-6 horas.

Visando maior conforto e segurança das pacientes, a anestesia é sempre geral.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

Não, por mais que as vezes seja necessária a fratura dos ossos nasais (osteotomias) o pós operatório da rinoplastia costuma ser muito tranquilo e praticamente indolor, sendo necessário usualmente somente analgésicos simples (paracetamol, dipirona, etc).

RINOPLASTIA DÓI?

Normalmente o tampão não é necessário, somente em alguns casos. 

VOU FICAR COM TAMPÃO DENTRO DO NARIZ?

Os resultados da mudança de algumas características já podem ser vistos logo ao tirarmos o curativo (em 7 dias). Alguns detalhes mais intricados da ponta nasal podem demorar alguns meses para ficarem mais evidentes.

QUANTO TEMPO PARA VER O RESULTADO FINAL DA RINOPLASTIA?

O inchaço (edema) e os roxos (equimoses) que podem ficar aparentes em alguns tipos de pele tendem a reduzir bastante ao longo das primeiras duas semanas.

QUANTO TEMPO PARA DIMINUIR O INCHAÇO?

Em 7 dias de pós operatório.

EM QUANTO TEMPO TIRA O CURATIVO?

EM QUANTO TEMPO POSSO VOLTAR A TRABALHAR?

As atividades laborais sem esforço físico podem ser retomadas em até 7 dias tranquilamente. No caso de atividades mais demandantes, recomendo o retorno após 10-14 dias.

EM QUANTO TEMPO POSSO VOLTAR A FAZER EXERCÍCIOS?

Normalmente recomendo o retorno aos exercícios em 20-30 dias, dependendo da evolução.

QUAL O VALOR DA RINOPLASTIA?

O preço da rinoplastia varia em decorrência da técnica (rinoplastia primária ou secundária...), o que torna indispensável uma consulta presencial. O preço infelizmente não pode ser publicado por regra do Conselho Federal de Medicina. 

POSSO OPERAR PELO CONVÊNIO?

Nenhum convênio médico cobre cirurgias estéticas, no entanto, podemos utilizar o convênio para reduzir os custos das taxas hospitalares.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?